5 found
Order:
Disambiguations
Débora Morato Pinto [6]Debora M. Pinto [1]
  1.  11
    Análise objetiva e apreensão subjetiva na metafísica bergsoniana. A intuição da vida e o crivo dos fatos.Débora Morato Pinto - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):9-46.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Bergson, empirismo e espírito de sistema: entre subjetividade e ciência.Débora Morato Pinto - 2019 - Discurso 49 (1):31-53.
    Esse artigo defende que as ressonâncias da filosofia de Bergson no século xx francês ultrapassam a divisão estabelecida por Foucault entre as filosofias do cogito e as filosofias de sistema. O impacto de sua obra tem como razão principal a capacidade de articular o retorno à experiência e a incorporação do trabalho de sistematização de dados realizado pelas ciências do século XIX. Tal articulação delimita o teor empirista da filosofia de Bergson, que pode ser analisado em comparação com os empiristas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Da função biológica à gênese metafísica. Bergson e a ambiguidade da inteligência.Debora Morato Pinto - 2017 - Doispontos 14 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  28
    Espaço, Extensão e Número; Suas Relações e seu Significado na Filosofia Bergsoniana.Debora M. Pinto - 1998 - Discurso 29:133-174.
    Este Artigo pretende acompanhar a análise bergsoniana da multiplicidade numérica e do tempo homogêneo, conceituação do tempo operada principalmente pela ciência; o objetivo desta análise é esclarecer o papel do espaço na formação do número e na apreensão conceitual da duração, explicitando o procedimento geral da inteligência humana.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Objective analysis and subjective apprehension in Bergsonian metaphysics: the intuition of life and the sieve of facts.Débora Morato Pinto - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):9-46.
    Resumo: Este artigo intenciona mostrar como o método filosófico desenvolvido e aplicado por Bergson, a intuição, articula distintos níveis de nossa experiência. Para isso, buscaremos extrair algumas lições de um momento especial da aplicação desse método, no qual o mergulho na interioridade psicológica se relaciona com a visão objetiva da exterioridade. Trata-se aqui de retomar o bloco central da obra A Evolução Criadora, núcleo metafísico da filosofia bergsoniana, no qual encontramos a reinterpretação dos dados da biologia que deriva na cosmologia. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark